O evento comemorativo do Dia Nacional do Mutualismo ficou marcado por várias mensagens institucionais, desde os secretários de Estado da Segurança Social e da Habitação aos Presidentes do Conselho de Administração e da Mesa da Assembleia Geral da União das Mutualidades Portuguesas (UMP):
– Gabriel Bastos, Secretário de Estado da Segurança Social, destacou a longa história do mutualismo que tem deixado “uma marca indelével na construção de equilíbrios no nosso tecido social”.
– Fernanda Rodrigues, Secretária de Estado da Habitação, presidiu à sessão de encerramento, manifestando-se sensibilizada pela “preocupação e premência que o mutualismo português coloca no problema da habitação”.
– Luís Alberto Silva, Presidente do Conselho de Administração da UMP, frisou que “as mutualidades poderão ter um papel ainda mais relevante na sociedade portuguesa, na prestação de cuidados de saúde de proximidade, na assistência medicamentosa e na proteção social”.
– Carla Silva, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, considerou que a “matriz humanista e progressista que une os mutualistas e os define pode ter um papel capital nesta nova ordem mundial”.
Fica a reportagem sobre estes momentos de natureza institucional no Dia Nacional do Mutualismo: