União das Mutualidades Portuguesas (UMP)

A União das Mutualidades Portuguesas (UMP) é uma entidade da Economia Social e Solidária que congrega as associações mutualistas portuguesas, com o objetivo de as promover e representar junto das entidades públicas, privadas e sociais, definindo as orientações estratégicas e as linhas gerais de direção do Movimento Mutualista, no âmbito das suas finalidades estatutárias, como também, se assume como parceira no Pacto de Cooperação para a Solidariedade Social, participando em representações nacionais e internacionais.

Conheça toda a atividade da UMP, através do seu site institucional, da sua página de Facebook, ou da rede social Instagram.

 

O Mutualismo

O Mutualismo é um sistema privado de proteção social que visa o auxílio mútuo dos seus membros. É uma forma de organização económica em que os associados são parte ativa na definição da sua autoproteção social, assente numa solidariedade responsável, pois ao juntarem-se a outros para “mutualizarem” os riscos que afetam a estabilidade dos seus rendimentos, repartindo os custos de forma equitativa e participando na organização de regimes complementares e previdência, beneficiam do efeito de dimensão e de solidariedade.

As mutualidades disponibilizam diferentes modalidades de previdência e proteção social complementares de segurança social (pensões de reforma, de invalidez e sobrevivência, rendas vitalícias, capitais para jovens e a prazo e subsídios de desemprego, maternidade e outros) e de respostas de saúde (assistência médica e medicamentosa).

O seu papel estende-se à dinamização de respostas sociais à infância, terceira idade, famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade, ao apoio ao acolhimento e integração de migrantes, agências fúnebres e turismo social.

Em Portugal, o Movimento Mutualista congrega cerca de um milhão de associados e abrange mais de dois milhões e meio de beneficiários, aproximadamente um quarto da população.

Segundo dados oficiais, o Valor Acrescentado Bruto gerado pelas associações mutualistas representa cerca 388 milhões de euros, o equivalente a 8,1% da economia social e 0,2% da economia nacional.

As mutualidades empregam mais de 5.300 trabalhadores.