Os convidados e participantes mal tinham acabado de se sentar nos seus lugares quando, num compasso perfeito, os jovens saxofonistas do ensemble Henk van Twillert & Vento Norte subiram ao palco. De saxofones em punho e corações abertos, foram recebidos com uma atenção quase reverente. A primeira nota de Aleluia de Handel ecoou pelo salão do Hotel Solverde como uma brisa leve — e, a partir daí, tudo mudou.
Num instante, a música dissolveu o formalismo do momento e inspirou os presentes para uma jornada de celebração pontuada com emoções fortes. Este ensemble de jovens músicos saxofonistas alunos de Henk van Twillert na ESMAE – Escola Superior de Música, Arte e Espetáculo, do Porto, pontuou vários momentos ao longo do evento com um reportório cuidadosamente escolhido, que viajou entre melodias clássicas e temas populares reinventados, emprestando uma energia vibrante num dia festivo.
O grupo foi formado em 2005, por Henk van Twillert, com os alunos da sua aula de saxofone da ESMAE. Os alunos que terminam o curso dão lugar aos mais novos, mantendo-se a jovialidade e a energia do grupo, tendo já atuado em diversos locais e festivais em Portugal e no Mundo.
